O Tempo

      O tempo não passa, voa. Não dá tempo nem de ficar entediada. Quando precisamos fazer nosso dia render, então, ele é mais perspicaz ainda. Basta olhar no relógio, se descuidar por instantes, e pronto. Passou. Quer fazer algo hoje? Dizer algo? Faça logo. Diga logo. A sociedade está cada vez mais apressada e o relógio descontrolado.
      Parece que na minha infância tudo demorava a passar, a tarde era "aquela tarde" em que se brincava, pega-pega, polícia-e-ladrão, elefante colorido, fita, video-game, e ainda dava tempo de dar uma olhada em desenhos. Hoje não. É escola-casa-livros-lazer-cama. Algo a ser adicionado apertará mais ainda tudo. E não é exagero.  Ontem assisti a uma reportagem sobre a quantidade de água que precisamos ingerir para possuir uma boa saúde. Cerca de 2 litros por dia. Eu como adoro esse precioso líquido não tenho problemas com isso, mas sei bem o tempo que me custa toda essa maratona. Só na escola, cheguei a ir quatro vezes em uma manhã só ao banheiro, pode? Daí vem aquela parte: é preciso ingerir de três a quatro porções por dia de cereais, frutas e verduras. Mal consigo ingerir uam porção de frutas pela manhã, cereal como no intervalo da manhã, naquele intervalinho que preciso repartir com o banheiro e a ingestão de água, sem contar o livro( leitura é necessário para o bom aprimoramento do nosso português e criatividade) que preciso entregar na data prevista na biblioteca e a tempo de minha prova de literatura...ufa!  sem contar na quantidade de carboidratos, vitaminas, sais minerais...somando-se ainda o tempo que eu tenho que ter para conseguir conversar com as pessoas. É, realmente não dá tempo de fazer tudo. Muito menos levar a tão falada vida saudável. Olhe que eu nem comentei sobre os exercicios físicos, caminhadas, esportes. Vixii. É muita coisa!
      Daí o que acontece: estamos semper apressados, com a cabeça cheia de coisas pra fazer, cheia de coisas pra ler,um cardápio ideal que não sai do papel, a águinha na mochila. Cada vez mais estressados, o tempo parece não ser suficiente. Nos sentimos incapazes, pois parece-nos sempre que gastamos nosso tempo com algo a mais que não o necessário, se é que dá pra compreender isso. Mas também precisamos de lazer, não é? Uma época eu só estudava, lia, lia, fazia exercícios, passava noites em claro, ia dormir as 4:30 pra acordar às 6. Acordava cedo nos fins de semana, e , francamente, andava muito estressada, de maneira tal que quando eu não acordava cedo no findi(pra estudar) eu ficava com remorso. Isso. Eu estava virada numa neurótica. E pra completar tudo isso tinha me tornado uma pessoa fria. Era o caos total. Tá certo, as notas eram boas. Mas... e a minha saúde, onde ficava? O que aconetece é que muitas vezes acabamos não pensando em nós mesmos, quando estamos em busca de algo. Há uma expressão que é mais ou menos assim..."todos pensam em chegar no topo da montanha, mas não se dão conta que a verdadeira felicidade está em sua escalada". E é isso mesmo. Precisamos conciliar o trabalho de "subir" a montanha com os pequenos prazeres simples da vida. Olhar um bom filme. Fazer um passeio. Apreciar uma boa música. Contemplar a natureza. Ler um livro. Fazer o que  faz bem. Usar bem o  tempo, tão curto e precioso. Não descuidar da saúde. Beber muita água. Cultivar amizades verdadeiras. Ser verdadeiros conosco mesmos. Não deixar a vida te tornar uma pessoa fria. Aproveitar a vida, aproveitar o tempo, o nosso tempo...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A vida dos outros

Os “sucessos” de cada dia

Sete anos